Autor(es): Robert Dodaro
Editora: Scripta
Categoria: Série Estudos Agostinianos

Preço de capa: R$72,00

Como Agostinho concebe a sociedade justa?
Para responder à pergunta, o autor analisa o pensamento político e a ética de Agostinho de Hipona em relação à sua teologia. Expandindo-se por estudos anteriores a respeito do pensamento político de Agostinho, são examinadas questões fundamentais de sua ética política e teológica. No centro desta abordagem está a relação que Agostinho, em A Cidade de Deus e outros escritos seus, traça entre Cristo e os fiéis que o conheceram como sendo a única fonte da virtude para a alma.
Cristo e a sociedade justa no pensamento de Agostinho demonstra como Agostinho entende a graça de Cristo e as Escrituras como favorecedoras do crescimento da alma em virtude, com especial atenção ao enquadramento que a polêmica pelagiana dá a estas questões, e considera as implicações a respeito da mediação da virtude pelo Cristo em relação à revisão agostiniana dos antigos conceitos de heroísmo e de estadista.
A obra é essencial para os pesquisadores de Agostinho, da teologia cristã, da Antiguidade Tardia romana, da história do pensamento político ocidental e da ética política.

Robert Dodaro é professor de Teologia Patrística no Instituto Patrístico “Augustinianum” de Roma.

Título: Cristo e a sociedade justa no pensamento de Agostinho
Autor: Robert Dodaro
Tradução: Bárbara Theoto Lambert
Scripta Publicações
Curitiba PR
Edição: 1ª – julho, 2014
Número de páginas: 328
Dimensões (cm): 14×21
ISBN 978-85-66613-02-5

Referência: L03EA02
Peso(gramas): 485

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *